Faça as contas! Se você juntar tudo o que você ganhou por 3 anos e com isso conseguir comprar um imóvel perto do seu trabalho, parabéns! Você é um privilegiado e está dentro das raras pessoas no mundo em condições de “Affordability”.
Quando aplicada ao mercado imobiliário, “Affordability” é um conceito utilizado para determinar a possibilidade de comprar ou alugar uma moradia. Essa análise considera a relação entre o preço da habitação e a renda do agregado familiar. Em uma tradução livre, “Affordability” seria “acessibilidade”. Contudo, o termo “acessibilidade”, no contexto habitacional brasileiro, pode ser confundido com o acesso a imóveis por pessoas com alguma restrição de mobilidade.
Para que possamos comparar as diferentes realidades de países e cidades, a Urban Reform Institute (URI) desenvolveu um estudo referencial e criou como parâmetro aceitável (ou confortável) de renda versus custo da moradia. (Ler Demographia International Housing Affordability – link abaixo)
O estudo utiliza o “múltiplo mediano” como método para avaliar o quão é acessível (possível, fácil) a aquisição de um imóvel ou não. Dessa forma, chegamos ao número de 3 anos de salário (familiar) para compra de um imóvel perto de onde abrange as atividades familiares (trabalho, escola, lazer, serviços públicos). É claro que uma família não pode juntar dinheiro por 3 anos só para comprar um imóvel. Este índice (Affordability) é apenas um parâmetro para avaliar se as cidades são atraentes do ponto de vista de descentralização das regiões de atividade econômica, disponibilização de transporte público e renda per capita.
https://lnkd.in/eefh4PAw
“O que aprendi sobre liderança com a série ‘The Bear’, ou ‘O Urso’”
“Chef, chef, chefs!” Aos gritos, chefs de cozinha de toda parte se referem uns aos outros, em um ambiente de extrema pressão, pelo mesmo tratamento: