As pessoas não enxergam tudo o que você faz ou produz, mas, por outro lado, você também não vê tudo o que os outros fazem e tudo bem. Todos nós fazemos entregas invisíveis.
As Entregas Invisíveis são tudo aquilo que fazemos de bom, útil, valioso e que interfere positivamente no resultado de algo, mas que quase ninguém vê.
Quem nunca preparou um relatório para dar suporte a apresentação de um projeto, mas no final apenas quem o apresentou recebeu aplausos? Por outro lado, muitas vezes somos elogiados por trabalhos que nem foram tão complexos ou difíceis.
A questão é: como equilibrar isso e lidar com o inevitável cenário das “entregas invisíveis”? Aqui vão algumas dicas:
1. Evite falar o tempo todo o que você está fazendo. Isso não é a melhor ideia;
2. Procure surpreender pontualmente colegas simplesmente perguntando o que acham de algo que você está fazendo e ninguém esperava. Mas só pergunte algo aos seus colegas se realmente for autêntico, esperando uma contribuição real e estando aberto a mudanças no seu trabalho ou projeto;
3. Outra dica é sair da sua “bolha” e sempre se manter em movimento. Interaja com pessoas de todos os departamentos, se mantenha informado sobre a empresa em geral e sobre mercado onde ela atua;
4. Os micro momentos também são importantes: conversas de corredor, pequenas participações em reuniões são importantes. Raras oportunidades para que suas entregas se tornem visíveis;
5. Uma última dica: Deixe para falar no final. Isso também constrói uma boa imagem e te dá a oportunidade de agregar algo que não foi pensado.
Em síntese, procure agregar valor em tudo o que você faz. Mantenha a constância do seu trabalho e naturalmente as pessoas irão perceber seu valor ou, se você continuar “invisível”, procure outro lugar.
“O que aprendi sobre liderança com a série ‘The Bear’, ou ‘O Urso’”
“Chef, chef, chefs!” Aos gritos, chefs de cozinha de toda parte se referem uns aos outros, em um ambiente de extrema pressão, pelo mesmo tratamento: